Atrativos Turísticos
A Cidade de Paulo Afonso conta com diversos atrativos turísticos proporcionando diversificadas experiências.
Conheça-os!
Artesanato
Malhada Grande
Malhada Grande, distrito de Paulo Afonso, BA, situada a apenas 18 km do centro, preserva uma tradição antiga: a arte de tecer nos teares manuais. São teares rústicos, onde famílias inteiras produzem tapetes, redes, colchas, almofadas, entre outros. A manufatura de tecelagem e crochê, fazem de Malhada Grande um singular pólo de artesanato. Os produtos da Malhada Grande já correm pelo mundo, sendo comercializados na Itália e outros países europeus e nos Estados Unidos e Canadá. Lojas de artesanato e feirinhas instaladas nos pontos de maior movimento oferecem várias alternativas de produtos de artesanato da região.
Museu Casa de Maria Bonita
A construção — uma casa de reboco de 50 metros quadrados — abrigou a cangaceira de 1911 a 1929, quando ela conheceu Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Depois de passar por uma restauração, o imóvel virou ponto turístico da cidade, em 2006. Até hoje na vizinhança da casa ainda vivem os parentes da família de Maria Bonita. Maria Gomes de Oliveira nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município Paulo Afonso, na época município Glória, na Bahia. Depois de um casamento fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Lampião, o “Rei do Cangaço”. Morando na chácara dos pais, um ano depois do namoro ela foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, se tornando a mulher dele, com quem viveria por oito anos. No local, estão expostos alguns objetos da família, da história de Maria Bonita e reproduções de fotos dos cangaceiros.
Igreja São Francisco de Assis
Construída com uma abóboda no estilo das igrejas suíças. Relativamente pequena, a nave tem 90 metros quadrados e sua bancada de madeira comporta cerca de 80 pessoas sentadas, pois na época da construção a Igreja atendia a população católica de trabalhadores da usina. Na parede superior de fundo, o medalhão de São Francisco de Assis. Nas paredes laterais, estão as estátuas de São José e São Pedro, Nossa Senhora da Conceição e do Sagrado Coração de Jesus, além dos quadros que representam a via-crucis de Jesus. A porta dupla da entrada da igreja representa as tábuas dos dez mandamentos e foi construída pelos mestres carpinteiros Juci Vieira de Melo, irmão de João Vieira, da Sorveteria Botijinha, da Rua da Frente e Sebastião das Neves, que também construíram os bancos, bem como o altar da Igreja. O medalhão de São Francisco é uma reprodução da obra original de autoria de O Aleijadinho que está na Igreja de São Francisco, em Ouro Preto/MG. Foi a primeira Igreja católica da cidade. Construída pelos operários da Chesf no ano de 1949 sobre uma pequena colina, tem estrutura em pedra da própria região, retirada das obras de construção da primeira usina e de sua barragem. Sua inauguração ocorreu em 17 de fevereiro de 1950.
Raso da Catarina
Local importante para a história do cangaço, desafiador e já foi palco do Rally dos Sertões, muito procurado por amantes do off-road, o local possui 22 espécies de aves endêmicas e atrai muitos observadores de aves.
Abrange os municípios de Paulo Afonso, Glória, Jeremoabo, Santa Brígida, Macururé e Canudos, com acesso via povoado Juá. Possui 12km extensão de cânions secos, é berçário natural da Arara Azul de Lear, território do povo pankararé que habita no Cânion da Baixa do Chico e foi cenário de novelas, minisséries e filmes.
Observação: É necessário contratar guias de turismo credenciados no MTUR, autorização prévia do Cacique e informar a FUNAI.
Catedral de Nossa Senhora de Fátima
Construído em 1952 em arquitetura neoclássica com predominância de linhas retas, possui 1000m2 de área construída, estrutura em concreto armado e cobertura em telha tipo francesa, sustentada por tesouras de madeira de lei. No altar, grande cruzeiro em madeira, dois confessionários e uma pia batismal. Na torre central, com 12m de altura, destaca-se a imagem de Nossa Senhora de Fátima e o sino em bronze. Nas paredes laterais, estão as estátuas de Nossa Senhora das Dores, de Santo Antônio e de São José. O Templo é aberto diariamente das 7h:00h às 13:00h e das 14:00h às 22:00h.
Catamarã no Cânion do Rio São Francisco
A cidade de Paulo Afonso conta com um atrativo turístico singular em um dos maiores cânions navegáveis do Brasil. Desfrute das mais belas paisagens do Cânion do Rio São Francisco a bordo do Catamarã Raso da Catarina. O passeio tem aproximadamente 4 (quatro) horas de duração sendo 2 (duas) horas para banho e almoço no restaurante Vale do Sal. O Cânion do Rio São Francisco é formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. Dos 65 quilômetros do cânion, que começa em Paulo Afonso e vai até a Barragem de Xingó, 17 quilômetros de cânion natural com paredões de granito com mais de 105 metros de altura, estão no município de Paulo Afonso. O Cânion também pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110.
Monumento o Touro e Sucuri
A história desta escultura está relacionada com as transformações feitas pelo homem para desviar o curso do Rio São Francisco, aproveitando suas quedas d’água até chegar ao que é hoje. O touro representa o rio com a sua força e formosura naturais. A sucuri representa a ciências, o conhecimento humano. É a engenharia domando o grande gigante (o rio). Segundo a visão do autor, em relação a 4ª estrofe do poema de Castro Alves, “A Cachoeira, o touro representa a rocha, a força; a sucuri, as águas em serpentina, quebrando a rocha, daí surgindo a grande cachoeira.